bücher über kryptowährung marktkapitalisierung kryptowährungen diagram kryptowährung trading gdax proof of work kryptowährung kryptowährungen neben bitcoin 

Vidro

Reciclagem, Recuperação e Valorização

Reciclagem, Recuperação e Valorização:

Posso te ajudar?

(11) 2988 3390

Vidro


O vidro é um material obtido a partir da fusão de matérias-primas, principalmente minerais. Resfriado até uma condição de rigidez, sem se cristalizar. Ele também pode ser considerado um material não poroso, comum e que resiste a temperaturas de até 150°C sem deformar sua estrutura. Por isso pode ser reutilizado várias vezes para a mesma finalidade.

Por ter uma estrutura molecular amorfa, a reciclagem de vidro pode ser feita infinitas vezes sem perder a qualidade de origem. Mas para isso, deve ser devidamente separado em três cores, verde, branco e marrom. Neste processo, a coleta seletiva tem uma importância fundamental.

Os vidros não são biodegradáveis e permanecem na natureza por cerca de dez mil anos. Por isso, o descarte desses materiais em locais inapropriados pode ser muito prejudicial ao meio ambiente.

Dessa maneira, o melhor a se fazer é reciclar os materiais feitos em vidro. Confira algumas vantagens na reciclagem do vidro:

  • Diminuição do volume de lixo nos aterros
  • Reaproveitamento do vidro em 100%
  • Para cada tonelada de vidro reciclado, gasta-se menos 70% do que se gastaria para fabricar mais vidro
  • Para cada tonelada de vidro reciclado, economiza-se 1,2 toneladas de matéria-prima

Como funciona o processo de reciclagem?

Entende-se como reciclagem de vidro, o processo industrial de derretimento de resíduos de vidro. Para a fabricação de novos produtos, na maior parte das vezes, embalagens. Vidros reciclados são misturados com matéria-prima nova, e em média as garrafas de vidro são compostas em cerca de 60% de vidro reciclado. Dependendo da cor, esse percentual ainda pode chegar a 90%. Dessa forma, resíduos de vidro são uma importante fonte de matéria-prima para a fabricação de novas embalagens de vidro.

O vidro usado em embalagens é um material totalmente reciclável, por isso quando se fala em reciclagem de vidro, principalmente na indústria vidreira, o assunto sempre teve um grande destaque. E ganhou forças nos últimos anos com grandes investimentos feitos para promover e estimular o retorno da embalagem de vidro como matéria-prima. O vidro pode ser reciclado várias vezes pois é feito de minerais como areia, barrilha, calcário e feldspato. Ao se agregar o caco na etapa de fusão de vidro, diminui-se a retirada de matéria-prima da natureza.

A reciclagem de vidro, além de poupar uma boa parte dos recursos naturais, também consome menor quantidade de energia e emite menos material particulado. Se comparado com a fabricação do vidro sem a incorporação de cacos. Vale ressaltar que, com um quilo de vidro se faz outro quilo de vidro, com perda zero de materiais. Outros aspectos a considerar ao se reciclar o vidro é a menor geração e descarte de resíduos sólidos urbanos, a redução nos custos de coleta urbana e o aumento da vida útil dos aterros sanitários.

Assim como nos demais processos de reciclagem, na reciclagem de vidro o valor do material reciclado tem uma ligação direta com a pureza do mesmo. Por isso, a separação inicial é confiada á coleta seletiva. Na prática porém, deve-se contar com a mistura dos vidros por parte da população. Sendo assim, a indústria da reciclagem deve contar com um processo de separação eficiente.

Seja Nosso Cliente!

COMO PODEMOS AJUDAR?

Solicite seu orçamento preenchendo o formulário abaixo. Nossa equipe retornará o mais rápido possível. Estamos disponíveis para tirar todas suas dúvidas.

Seja “5R” você também!

Open chat