Metálicos e não Metálicos
Reciclagem, Recuperação e Valorização
Metálicos e não Metálicos
Os metais pós-consumo são altamente recicláveis e trazem diversos benefícios para o planeta principalmente na economia de matéria-prima, pois evita a extração de minerais e reduz o consumo de água e energia.
Os metais ferrosos são basicamente compostos de sucatas de ferro e possuem propriedades magnéticas. O aço, uma liga de ferro contendo carbono, é de longe o metal mais reciclado no mundo, provindo de processos industriais ou pós-consumo como contêineres, veículos, maquinário industrial, e materiais de construção.
Os metais não-ferrosos, principalmente o alumínio, são também um dos mais reciclados materiais do mundo. Sua reciclagem é economicamente viável, energeticamente eficaz e ambientalmente correta. Os processos de reciclagem passam pela separação, o enfardamento, e derretimento em fornos para serem moldados em lingotes.
Como funciona o processo de reciclagem?
A seguir estão as principais etapas de um processo de reciclagem de metal:
Coleta: De acordo com a necessidade de cada caso em específico as coletas são feitas por equipes e veículos específicos, com capacidade de carga e descarga das sucatas geradas em nossos clientes.
Separação: Os metais são separados de acordo com sua especificação, tipo e uso. Em operações automatizadas de reciclagem, ímãs e sensores são usados para auxiliar na separação de materiais. Oferecendo uma matéria prima de maior qualidade.
Processamento: Para permitir processamento adicional, os metais são triturados. A trituração é feita para promover o processo de fusão, já que os pequenos metais triturados têm uma grande proporção de superfície para volume. Como resultado, eles podem ser derretidos usando comparativamente menos energia. Normalmente, o alumínio é convertido em pequenas folhas e o aço é transformado em blocos de aço.
Fusão: A sucata é derretida em um forno grande. Cada metal é levado para um forno específico projetado para derreter esse metal em particular. Uma quantidade considerável de energia é usada nesta etapa. Ainda assim, como mencionado acima, a energia necessária para derreter e reciclar metais é muito menor do que a energia necessária para produzir metais usando matérias-primas virgens. Com base no tamanho do forno, no grau de calor do forno e no volume de metal, o derretimento pode levar de apenas alguns minutos a horas.
Purificação: A purificação é feita para garantir que o produto final seja de alta qualidade e livre de contaminantes. Um dos métodos mais comuns usados para purificação é eletrólise.
Solidificação: Após a purificação, os metais derretidos são transportados pela correia transportadora para resfriar e solidificar os metais. Nesta etapa, os sucata são formados em formas específicas, como barras, que podem ser facilmente utilizadas para a produção de vários produtos de metal.
Transporte das barras de metal: Uma vez que os metais são resfriados e solidificados, eles estão prontos para uso. Eles são então transportados para várias fábricas, onde são utilizados como matéria-prima para a produção de novos produtos.
Quando os produtos feitos com estas barras de metal chegam ao fim de sua vida útil, o processo de reciclagem de metal é reiniciado.